Revitalização Praça do IPE

A Prefeitura de Goiânia reformou a praça que leva o mesmo nome da nossa escola: a Praça do IPE.

Na tarde da última sexta-feira (18/03), o Prefeito de Goiânia Rogério Cruz entregou a revitalização da Praça T-19, que fica situada em frente ao Instituto Presbiteriano de Educação – Unidade Bueno.

O local é muito frequentado pela comunidade que reside no bairro, assim como pelas famílias e alunos ipeanos. Mas, agora, a praticidade de ter uma praça para aproveitar o fim de tarde após as aulas ficou ainda melhor!

Imagem dos novos pergolados e bancos da Praça do Ipê.
Foto: Reprodução Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Novidades da Praça do IPE

Nosso querido espaço, que conta com 4.812m² de área, recebeu academia a céu aberto, um novo parquinho para as crianças e espaço pet. Assim, o bem-estar de toda a família está garantido!

Para que a praça seja autossustentável, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg, instalou um sistema de irrigação automático. Dessa forma, teremos uma praça verde durante todo o ano – com ou sem chuva. Utilizou, também, técnicas de paisagismo trazidas da Universidade de Brasília (UnB).

Ademais, novidades como fonte luminosa, pergolados e bancos modernos acrescentam ainda mais beleza ao ambiente.

Em entrevista ao IPE, o vice-presidente da Associação de Moradores da Praça do IPE, Aristóteles de Freitas, contou que a reforma da praça é um sonho antigo… Ele vem sendo planejado há 20 anos. “Na atual administração municipal, com a ajuda do deputado federal João Campos e o prefeito, chegamos à possibilidade concreta da realização desta obra”, pontua.

Uma praça cheia de história

Praça do IPE vista de cima quando ainda não havia prédios construídos em suas redondezas.
Praça do IPE vista de cima, quando ainda não havia prédios contruídos em suas redondezas. Ano e autor desconhecidos.

Neste ano, o Colégio IPE completa 71 anos de fundação. Em todo esse tempo, o IPE formou milhares de alunos, que usufruíram da “pracinha” em frente à escola. Momentos inesquecíveis!

“Este nome, Praça do IPE, nunca deixará de ser lembrado. Mesmo que haja mudanças, não haverá como dissociar a história da praça com a história do Colégio IPE”, destaca Aristóteles.

Jefferson Porto, proprietário da lanchonete Komiketo (situada na Praça do IPE), afirma que o Colégio foi uma bênção na sua vida. Sua filha se formou no IPE e ainda hoje se recorda com carinho da escola.

Além disso, o empresário diz que é comum ouvir de seus clientes que estudaram no IPE, cresceram brincando na praça e comendo no Komiketo após a aula.

Evento de entrega da nova Praça do IPE

O evento, realizado na última sexta-feira (18/03), foi embalado por música ao vivo. A banda goiana de samba “Nóys é Nóys” e o músico Xexéu deixaram a inauguração ainda mais agradável.

Assim como o Prefeito de Goiânia, muitas pessoas importantes estiveram presentes: deputado federal João Campos, deputado estadual Thiago Albernaz, vereador Bruno Diniz e demais autoridades.

Para representar o Instituto Presbiteriano de Educação, nossa Diretora Geral, Mércia Machado, presenteou cada uma das autoridades com uma Bíblia do IPE:

Diretora Mércia Machado presenteando o Prefeito e a Primeira-Dama com exemplares da Bíblia do IPE.
Diretora Mércia Machado presenteando o Prefeito e a Primeira-Dama com exemplares da Bíblia do IPE.

Por fim, o Prefeito de Goiânia Rogério Cruz agradeceu a todos os envolvidos na reforma. E, para finalizar, ligou a fonte luminosa pela primeira vez e plantou três novos ipês na praça.

Fonte luminosa da Praça do IPE
Fonte de água da Praça do IPE funcionando pela primeira vez.
Prefeito Rogério Cruz plantando uma muda de árvore da espécie ipê.
Prefeito Rogério Cruz plantou árvores de ipê na Praça. À esquerda da imagem: Aristóteles de Freitas.

O Colégio IPE agradece, mais uma vez, a Prefeitura de Goiânia pelo excelente trabalho na revitalização da Praça do IPE. Temos a certeza de que esta obra beneficiará à comunidade do bairro e a todos que frequentam nossa escola – alunos, famílias e colaboradores.

Informações: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia