A modernização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar e das práticas pedagógicas, está entre os destaques da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica, com o intuito de formar as competências essenciais para o século XXI.

Nesse sentido, o uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser vista sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar o seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação.

Estamos na era da Educação 4.0 – onde o modo como aprendemos e como absorvemos conhecimento vem sendo transformado diariamente. Com processos cada vez mais automatizados e digitalizados, expressões como linguagem computacional, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), entre outras, vêm se tornando protagonistas. São tecnologias que transformam o mundo e, no segmento da educação, não poderia ser diferente.

O foco da Educação 4.0 não é a matéria em si ou o que é ensinado, mas como isso é ensinado. Trata-se de processo, de experiência e, principalmente, de continuidade. A meta hoje é ir além do currículo disciplinar e ensinar aos alunos, por exemplo, as chamadas “soft skills” – habilidades de se comunicar bem, ser capaz de lidar com problemas complexos, usar ferramentas e métodos para tomar decisões rapidamente, desbloquear o pensamento criativo. Ou seja, todas competências do século XXI, necessárias para se viver num mundo que muda muito rápido.